top of page

Atividades realizadas

Ciberativismo (Fórum)

Com o crescimento da internet e o uso constante das redes sociais pelo mundo o poder de compartilhamento de informação fortalece cada vez mais o ciberativismo. O ciberativismo tem como objetivo buscar apoio, debater, trocar informações e mobilizar indivíduos para ações dentro e fora da rede. Um exemplo que pode ser citado é a manifestação de junho de 2013, onde várias pessoas trocaram informações sobre o grande protesto através de grupos e eventos do facebook, conseguindo atingir uma boa parte da população das grandes cidades. Algumas ações do ciberativimo busca conscientizar as pessoas assim como as campanhas pelo twitter e facebook que tiveram grande repercussão com hashtags #meuprimeiroassedio e também com fotos no #nãomereçoserestuprada. Há também as lutas diárias dos protetores de animais que utilizam o ciberativismo para ações de resgate de animais, adoção, apadrinhamento, lar temporário e denúncias.  Além da divulgação através das ferramentas do facebook, temos alguns sites de petições online onde qualquer pessoa pode iniciar uma petição que pode ser assinada mundialmente, como por exemplo : Avaaz e change.org.

Como você enxerga os pontos positivos e negativos do uso das redes sociais no nosso dia a dia. (Fórum)

As redes sociais auxiliam na obtenção e disseminação de conteúdo entre usuários de forma surpreendente, há vários vídeos no youtube que repassam informações de diversos assuntos, desde tutoriais e aulas especificas a testes de produtos e game plays. E também no facebook há diversos grupos de variados assuntos e páginas que publicam conteúdos educativos e interessantes. Logo o maior ponto positivo das redes sociais é esse compartilhamento de conhecimento e acredito eu que o ponto negativo é que nem todo mundo utiliza as redes sociais de forma adequada, muitos compartilham informações totalmente pessoais e desnecessárias, expondo sua privacidade a desconhecidos sendo uma ameaça para sua segurança.

O impacto das redes sociais:

Como utilizar o Instagram como ambiente virtual de aprendizagem? (Reflexão + fórum)

Apesar de o instagram só trabalhar com imagens é possível utiliza-lo para compartilhar conhecimento através de frases curtas inseridas em imagens com pequeno resumo sobre determinado assunto podendo se estender na descrição para mais informações. Em um curso de inglês por exemplo seria interessante compartilhar em imagens regras curtas ou palavras em inglês com sua tradução com a utilização de um layout chamativo é possível aumentar o vocabulário do usuário com uma simples imagem, inclusive pode ser muito mais efetivo do que publicar um texto já que as pessoas em redes sociais tendem a focar mais em imagens mesmo com frases curtas do que em somente texto.

Como exemplo @inglescompartilhado:

Hints to study (Atividade final)

O trabalho final dessa disciplina foi realizado em conjunto com a disciplina de Games, o projeto consistia em criar uma rede social para ensinar algo e indicar ou utilizar algum game ou a gamificação.

Em meu trabalho final foi construída uma página no facebook para dar dicas de como estudar inglês utilizando outras ferramentas e jogos. A seguir algumas características do trabalho:

Objetivo: Publicar dicas de entretenimento que possam obter algum aprendizado ou simplesmente exercitar seu conhecimento sobre a língua inglesa utilizando ferramentas que possam despertar a atenção do aluno facilitando o aprendizado.

Público-alvo: Pessoas que buscam aprender inglês.

Rede social: Facebook.

Gamificação: Não há um jogo especifico, na página será postado várias dicas de jogos explicando a funcionalidade de cada um e como ele ajuda a aprender o inglês.

Projeto: O projeto foi criado com o objetivo de deixar o aprendizado mais fácil utilizando a gamificação e outras formas de entretenimento como por exemplo o uso de séries ou músicas. A página irá publicar dicas de jogos que podem ajudar diretamente ou indiretamente, como jogos que são próprios para aprender inglês e os comerciais que de certa forma contribuem com falas de personagens e histórias ou missões especificas que onde é necessária a leitura para compreender o objetivo e completa-las. Além dos games também é possível utilizar outras ferramentas da internet para aprender inglês de uma forma mais descontraída, como por exemplo karaokês e sites de completar letras de músicas, em que o usuário precisa ouvir o que o cantor disse, ler a frase dita e inserir a palavra correta na lacuna, trabalhando além da tradução a pronuncia correta daquela palavra.

Reflexão da disciplina

Essa disciplina foi interessante pra mim, por mostrar o uso das redes sociais em conjunto com a educação que acredito que seja uma grande tendência atualmente. Com ela aprendi os conceitos para a utilização de forma adequada das redes sociais na educação.

 

 

 

bottom of page