Atividades realizadas
Why Video Games are Good for Your Soul (Reflexão+fórum)
Gostei muito da resenha do livro “Why Video Games are Good for Your Soul”, por mostrar que realmente podemos aprender muito com os jogos apontando alguns populares e o que ele passa ao jogador. Jogos de estratégia como o citado “Rise of Nations” sempre foram meus preferidos, jogava muito com o meu irmão WarCraft III e command & conquer 3 tiberium sun que são muito parecidos com a jogabilidade do Rise of nations. Esses jogos são ótimos para desenvolver a capacidade do jogador de elaborar estratégias que variam de acordo com o comportamento do outro jogador ou inimigo a fim de conseguir a vitória, contribuindo com um exercício divertido para trabalhar a tomada de decisões do cotidiano.
Jane McGonigal (Reflexão)
O professor Mattar inseriu alguns vídeos de autores diferentes que defendem os games e a gamificação, todos são ótimos, mas de longe a que mais me deu inspiração e me deixou "maravilhada" foi a palestra da Jane Mcgonigal no Ted, eu assisti esse vídeo pelo menos três vezes desde então, indiquei para várias pessoas, porque além de trazer essa visão do quanto os games são importantes, que infelizmente existe muito preconceito ainda, está claro que ela fala com um certa paixão pelo assunto e traz os pontos positivos que eu mesma nunca tinha parado para pensar enquanto era mais nova e gamer, mas quando ela disse fez total sentido e de certa forma me fez ficar mais apaixonada ainda pelos games.
Duolingo ( Reflexão)
Ao navegar pelos fóruns da disciplina uma colega indicou este jogo, já tinha ouvido falar dele algumas vezes e até comentei ele na materia de Tendencias em EAD mas nunca utilizei a ferramenta, maass depois de ver novamente este post no fórum decidi baixa-lo, e agora eu penso... "como não fiz isso antes?!", o aplicativo realmente é muito bom, o design e as funcionalidades dele são ótimas, nunca imaginei que seria tão avançado assim e também tão efetivo no aprendizado.Realizei até agora metade das atividades e fiz duas provas de teste e pretendo ir até o final, até agora aprendi muitas coisas novas e ele me ajudou principalmente na minha maior dificuldade, a pronuncia, quando apareceu uma questão de pronuncia eu nem acreditei que funcionava daquela forma, o aplicativo mostra uma frase em inglês e inicia um áudio com a pronuncia daquela frase, logo depois você deve pressionar o botão de microfone e falar corretamente a frase e ele avaliará se está correta ou não. Acredito que esse é o maior diferencial de aplicativos prontos de ensino, você não possui um professor ou tutor mas o aplicativo é totalmente preparado para te dar o feedback de algum jeito. O único "ponto negativo" ( que nem é tão negativo assim) é que não possui nenhum material de apoio, acredito que os alunos devem aprender somente com a pesquisa pela internet quando surgir alguma dúvida, pois o ensino o aplicativo é mais com base de errar e aprender com eles.
Hints to study (Atividade final)
O trabalho final dessa disciplina foi realizado em conjunto com a disciplina de Games, o projeto consistia em criar uma rede social para ensinar algo e indicar ou utilizar algum game ou a gamificação.
Em meu trabalho final foi construída uma página no facebook para dar dicas de como estudar inglês utilizando outras ferramentas e jogos. A seguir algumas características do trabalho:
Objetivo: Publicar dicas de entretenimento que possam obter algum aprendizado ou simplesmente exercitar seu conhecimento sobre a língua inglesa utilizando ferramentas que possam despertar a atenção do aluno facilitando o aprendizado.
Público-alvo: Pessoas que buscam aprender inglês.
Rede social: Facebook.
Gamificação: Não há um jogo especifico, na página será postado várias dicas de jogos explicando a funcionalidade de cada um e como ele ajuda a aprender o inglês.
Projeto: O projeto foi criado com o objetivo de deixar o aprendizado mais fácil utilizando a gamificação e outras formas de entretenimento como por exemplo o uso de séries ou músicas. A página irá publicar dicas de jogos que podem ajudar diretamente ou indiretamente, como jogos que são próprios para aprender inglês e os comerciais que de certa forma contribuem com falas de personagens e histórias ou missões especificas que onde é necessária a leitura para compreender o objetivo e completa-las. Além dos games também é possível utilizar outras ferramentas da internet para aprender inglês de uma forma mais descontraída, como por exemplo karaokês e sites de completar letras de músicas, em que o usuário precisa ouvir o que o cantor disse, ler a frase dita e inserir a palavra correta na lacuna, trabalhando além da tradução a pronuncia correta daquela palavra.
Reflexão da disciplina
Essa disciplina foi a minha favorita! Sempre foi apaixonada por games, ver e aprender o quanto são importantes e as situações que podem ser aplicadas foi animador pra mim. Todo conteúdo que aprendi foi de extrema importância e só tive dificuldades em assistir os primeiros vídeos indicados por ser em inglês e não domino tão bem.