top of page

Atividades realizadas

As possibilidades do uso do portfólio digital na pratica docente (atividade)

Neste trabalho foi apresentado um artigo pelo João Mattar da autora Lívia Raquel Fortunato Paulinio, para desenvolvermos uma reflexão no formato que o grupo escolheria. Decidimos fazer um resumo com observações sobre o artigo e depois criar um vídeo com narração e pequenas animações e ilustrações.

Texto base para a narração:

Slide 2: O artigo indicado pelo professor João Mattar para o nosso grupo foi o trabalho de conclusão de curso da Lívia Raquel Fortunato Paulino que aborda o tema: As possibilidades do uso do portfólio digital na prática docente.

Slide 3: O artigo relata o resultado da pesquisa iniciada pela autora que tem como objetivo apresentar o portfólio digital como um recurso que pode ser introduzido na sala de aula como linha metodológica. A linha metodológica utilizada foi a pesquisa ação, onde através da regência em sala de estágio supervisionado foi possível estabelecer vínculos com professora e alunos da turma pesquisada. Para realizar o artigo a autora se baseou nas teorias de Moran, Hernandez, Candau, Freire, Kenski entre outros.

Slide 4 a 6: “Portfólio digital: para quê? ”, neste tópico a autora explica a importância do uso do portfólio digital no ensino e cita um ótimo exemplo de Freire de “educação bancária” “aonde o aluno tinha que decorar conteúdos puramente cognitivos e no dia da prova o professor faria uma espécie de “saque”, sendo pedido de volta tudo exatamente igual ao que foi depositado”. Por mais que esse método ainda seja utilizado estamos tão avançados tecnologicamente que a sala de aula já deveria ter sido inovada, pois ensinar é diferente de aprender, de nada vale o professor passar horas falando para todos os alunos todos os conceitos daquela matéria e depois cobrar exatamente aquilo na prova, o aprendizado é individual, cada aluno aprende de uma forma diferente, se utilizado técnicas como o portfólio digital o conhecimento de cada aluno será constantemente construído junto com o professor, facilitando o aprendizado e o esclarecimento de dúvidas de forma mais precisa. Os conteúdos não são suficientes para garantir a aprendizagem do aluno, mas a forma como são ensinados é que possibilitará a aprendizagem.

Slide 8 a 9: A pesquisa foi realizada em uma escola municipal de campina grande – PB nos meses de outubro e novembro de 2012, com uma turma composta por 24 alunos entre 10 a 14 anos e a professora da turma. O processo foi dividido em três etapas, na primeira etapa foi realizada a aplicação de um questionário para verificar o que os alunos e a professora já sabiam sobre as tecnologias digitais. Na segunda etapa foram feitas duplas para apresentar as ferramentas que serão utilizadas para os alunos e para a professora, que são o word e o power point. Na terceira etapa foram construídos os portfólios.

Slide 10: Na pratica a estrutura da escola dificultou um pouco a aplicação por possuir computadores apenas para a metade dos alunos, adotando assim o método de duplas e o fato do sistema operacional ser Linux mas nada impediu a realização do processo. A maioria dos alunos não possuíam conhecimento dessas ferramentas e ficaram empolgados ao saber que trabalhariam com tecnologia, alguns até perguntaram se essas ferramentas podem ser utilizadas para outros trabalhos.

Slide 11: Após a apresentação das ferramentas foi apresentado um modelo de portfólio digital pronto, para que conseguissem ter uma base para seguir. No início da criação os alunos tiveram muitas dúvidas, mas a medida que respondiam eles foram se familiarizando com as ferramentas. O interesse e comprometimento dos alunos foi algo que realmente chamou a atenção.

Slide 12: O fato de a professora já utilizar as ferramentas digitais facilitou o desenvolvimento. Foram apresentadas propostas de como utilizar o portfólio como ferramenta avaliativa. A primeira proposta apresentada foi a de que a professora continuasse a trabalhar com o portfólio digital aperfeiçoando cada vez mais, trabalhando com eles uma vez por semana na atualização do portfólio. Outra proposta apresentada seria da apresentação dos alunos do seu portfólio digital para os colegas.

Slide 13: A autora diz que durante todo o processo de atuação foi perceptível o quanto os alunos anseiam cada vez mais por inovações. É importante atividades que fujam dos métodos clássicos utilizados em sala de aula, as escolas precisam focar mais na heterogeneidade, trabalhar propostas de ensino que atendam às necessidades dos alunos de forma individual pois todos nós aprendemos de forma diferente. Durante muito tempo o ensino foi visto de forma técnica e mecânica. Porém, isso não corresponde mais a uma sociedade repleta de transformações, que exige dos sujeitos uma postura ativa diante da realidade para os quais a escola representa um canal de acesso as inovações tecnológicas.

 

 

 

Reflexão da disciplina

Esta disciplina me mostrou um recurso muito importante que eu desconhecia, o e-portfólio, hoje consigo ver sua importância e como ele pode melhorar significadamente o aprendizado do aluno. Tive algumas dificuldades para construir o portfólio, mas com o decorrer do curso fui conseguindo me adaptar ao uso dessa metodologia.

 

 

 

bottom of page